segunda-feira, 4 de outubro de 2010


No descobrimento do Brasil,  a mata atlântica estendia-se    do Rio Grande do Norte  ate o Rio Grande Do Sul.
Mas a ação devastadora do colonizador degrado-a  violentamente, substituindo a mata atlântica por cultivo, pastos, cidades e etc.
A Mata Atlântica abrangia  uma área de 1,3 km ²  ou 15%  do território Brasileiro em mais de 500 anos, a bandeira já  não é mais  a mesma!
Hoje só nos restam 100 mil km ² ou apenas  1%  do país.
O homem está maltratando o seu próprio patrimônio...
As queimadas têm sido praticadas de  forma incessante acarretando o sumiço de espécies vegetais e animais  raros e valiosos ...


A Mata Atlântica  poderá simplesmente desaparecer do território Brasileiro em cerca  de 30 anos  caso o ritmo de sua devastação continue semelhante ao atual.
O Pau-Brasil por ser tanto explorado, para extrair uma tintura muito utilizada nas indústrias têxtil; já está desaparecendo, sendo somente encontrada atualmente em alguns lugares na Bahia.
O bioma da Mata Atlântica abrangia 110 milhões de pessoas 62% da população responsável por 70% do PIB nacional.
A Mata Atlântica possui as maiores extensões dos solos mais férteis do país.
A Mata Atlântica proporciona a nossa população inúmeros  benefícios, direitos e   indireitos   ...
 A Floresta protege e regula o fluxo de mananciais hídricos, que abastecem as cidades e principais metrópoles brasileiras.
Preserva a beleza paisagística e um Patrimônio de valor inestimável. Abriga várias comunidades indígenas, caiçaras, ribeirinhas e quilombolas, que constituem a genuína identidade cultural do Brasil.
Controla o clima.
A Mata Atlântica guarda, apesar de séculos de destruição, a maior biodiversidade por hectare entre as florestas tropicais.  Um dos motivos por ter biodiversidade na mata atlântica se deve ao clima equatorial ao norte,e quente temperado sempre úmida ao sul, tem temperaturas médias elevadas durante o ano todo e não apenas no verão.
A Biodiversidade vai de um simples beija-flor ate as mais ferozes onças. A exuberância da biodiversidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário